HOMENAGEM PÓSTUMA


Mari'Stela Tristão

Gravadora, jornalista,critica de arte e folclorista. "Fada Madrinha" não só de vários artistas populares,bem como de pintores das mais variadas escolas, incentivando-os através de uma crítica construtiva. Quando estudante de arte liderou várias ações, inclusive greves,  para que a Escola de Belas Artes, que funcionava no prédio da  Escola de Arquitetura, tornasse autônoma  e fosse reconhecida pela UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais,o que ocorreu anos mais tarde. Juntamente com Sálvio de Oliveira e a pintora Iara Tupinambá, idealizou a Feira de Arte  e Artesanato de Belo Horizonte, uma das mais famosas do Brasil.


Rodelnégio Gonçalves

Quando o conheci era proprietário de um Parque de Diversões e explorava um Tiro-ao-Alvo situado na esquina da Av. Amazonas com a rua São Paulo- Belo Horizonte-  e convidou-me para expor naquela inusitada galeria, onde expunha os seus trabalhos. Não me fiz de rogado e neste local vendi o meu primeiro trabalho e fui descoberto pela critica de arte Marí'Stela Tristão. Grande incentivador de pintores populares e uma presença constante em suas exposições. Dedicava-lhe um carinho todo especial. Foi um dos mais consagrados pintores naifs do Estado de Minas Gerais, com várias premiações. Faleceu em Belo Horizonte (MG) no dia 11 de junho de 2009.

 

Herculano Campos

Saudoso colega e amigo, que reconheceu de imediato a minha pintura e cujos conselhos me foram muito úteis, os quais  foram passados em  nossos encontros  no Bar Lua Nova (reduto de pintores, escritores, poetas e jornalistas de Belo Horizonte), na Cantina do Lucas  e/ou quando o visitava, em seu atelier.  para degustar  um bom vinho, acompanhado por saborosos queijos.

José Maurício Vidal - pintura de Carlos Bracher- 1998

Jornalista que nunca faltou com o seu apoio aos artistas mineiros.

José Nazareno Mimessi
Mineiro de Caxambu, corretor de seguros e de imóveis, radicou-se na cidade de Assis (SP), onde além de seu trabalho profissional dedicou-se à pesquisa da Arte Naif. Publicou em 1991 o despretensioso livro PINTURA PRIMITIVA (naive) - Resultado de Uma Pesquisa ; com muita dedicação e abnegação criou o Museu de Arte Primitiva de Assis - São Paulo.
 

Maria do Carmo Arantes

 

Jornalista, Critica de arte filiada  ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), pelo seu apoio inconteste à cultura popular e aos pintores naifs.



Iracema Arditi

Pintora naif de projeção internacional,  motivada pela dificuldade da aceitação deste gênero de arte junto aos curadores de salões oficiais e bienais de arte, propôs criar um Museu de Arte Primitiva Brasileira, denominado Casa do Sol, o qual posteriormente transformou-se no Museu do Sol, hoje localizado na cidade de Penápolis-São Paulo Faleceu em 2006.

AOS QUE SE ENCONTRAM  EM ATIVIDADE


Palhano Júnior

Cantor lírico,jornalista, divulgador e incentivador cultural, grande figura humana, através do qual vários pintores iniciantes tiveram a chance de fazer a sua primeira exposição individual.

Morgan da Mota

Atuante jornalista, critico de arte filiado à ABCA(Associação Brasileira de Críticos de Arte) e curador de exposições.Sempre envolvido com cinema e arte, Morgan da Motta já foi assistente de produção do filme "We will rock you", do grupo Queen; estudou ecologia, videoteipe, cinema na Nova Iorque University e Marketing Político Cultural na Faculdade de Columbia

Carlos Perktold

Psicanalista, advogado, critico de arte filiado à ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte), escritor, colecionador, principalmente, amigo de todos momentos..

Sérgio Maldonado

Professor, historiador, jornalista e excelente amigo.

Lucien Filkelstein

Consagrado joalheiro e obsessivo colecionador de pintura naif, possuidor de um maravilhoso acervo com mais de 2000 obras de pintores ingênuos de mais de cem paises, as quais se  encontram, atualmente,  vinculadas  à Fundação Lucien Filkelstein que, para abrigá-las, criou  o MIAN - Museu Internacional de Arte Naif- Localizado no Bairro do Cosme Velho- Rio de Janeiro.

Antônio do Nascimento

Pesquisador e estudioso da Arte Naif, foi Coordenador de Programação da unidade do SESC (Serviço Social do Comércio) - Piracicaba - (São Paulo) - criou a Bienal de Arte Naif, que é um maravilhoso  festival de cores e da cultura popular brasileira 

voltar para biografia